A ciência que encanta
Ateliê de Ciência da Universidade de Coimbra está presente na Expofacic 2024 até 4 de agosto.
Cerca de 50 Investigadores e investigadoras de diversos centros da Universidade de Coimbra (UC) vão marcar presença no Espaço Educação da Expofacic, em Cantanhede. Entre as 19 e as 23 horas, é possível participar em diversas atividades hands-on, destinadas a todas as idades, com um foco especial nos mais jovens, sobre a ciência que desenvolvem no dia-a-dia.
A iniciativa é uma organização conjunta entre o CNC-UC, MIA Portugal, iCBR, GeneT, Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e Noite Europeia dos Investigadores.
Paulo Oliveira, investigador do CNC-UC, explica que levou para a Expofacic o projeto europeu que coordena, o PAS GRAS, que visa combater a obesidade nos mais jovens. “Entre as várias atividades, destacam-se as 'mitocôndrias brilhantes', um sucesso há quase 15 anos, e as 'corridas mitocondriais', onde mostramos aos mais novos como as nossas células produzem energia". O investigador acrescenta que "para os mais velhos, temos atividades que mostram o que é uma nutrição saudável”. Segundo o investigador “a aceitação tem sido excelente, e é gratificante ver crianças e jovens que voltam ano após ano para repetir estas atividades".
A iniciativa de comunicação de ciência tem como objetivo não só educar, mas também despertar o interesse dos mais novos pela investigação científica. Para Ana Santos Carvalho, coordenadora da NEI, o Atelier de Ciência funciona também “como um pré-evento de abertura para o grande evento que teremos em setembro”, a Noite dos Investigadores.
As atividades promovidas não se limitam às áreas biomédicas, também estão presentes o Centro de Ecologia Funcional, o Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, o Centro de Química de Coimbra e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que trazem áreas das ciências exatas, naturais, engenharias e tecnologias até aos visitantes.
A Expofacic, um dos maiores certames da região, proporciona assim uma oportunidade única para os visitantes explorarem a ciência de uma forma mais divertida.