"Alinha-te connosco": Linha SOS Estudante procura voluntários
As inscrições estão abertas até 9 de outubro.
A SOS Estudante está à procura de voluntários para a linha de apoio telefónica. O convite é feito a quem quer estar "do outro lado da linha a prestar apoio emocional de forma empática". Constituída exclusivamente por estudantes do Ensino Superior de Coimbra, a SOS Estudante tem como principal missão prestar apoio emocional e prevenir o suicídio, com um serviço totalmente anónimo e confidencial.
O recrutamento de voluntários ocorre uma vez por semestre e é composto por quatro fases: inscrição, entrevista inicial, formação de 30 horas e entrevista final. Os interessados podem inscrever-se até dia 9 de outubro através do formulário online.
O projeto surgiu nos anos 90 e tornou-se secção cultural da Associação Académica de Coimbra, afirmando a sua identidade como "recurso de apoio emocional e prevenção de suicídio não apenas para a comunidade estudantil, mas para toda a população." Os últimos dados divulgados pela SOS Estudante revelam que "a esmagadora maioria das chamadas recebidas é proveniente de público não estudantil".
Atualmente, a Linha SOS Estudante tem cerca de 30 estudantes anónimos a prestar apoio por telefone e telemóvel. O serviço está está disponível todos os dias, das 20h00 às 01h00, através dos números: 915246060, 969554545 e 239484020.