Arranca projeto com participação da UC para a criação de produtos de valor acrescentado com algas

O trabalho de investigação da UC no âmbito do projeto europeu "I3-4-SEAWEED" foca-se no desenvolvimento de produtos cosméticos utilizando algas marinhas.

02 outubro, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra (UC), entidade parceira do I3-4-SEAWEED, recebeu a reunião oficial de arranque deste projeto europeu.

O I3-4-SEAWEED, liderado pela F6S EU Tech Innovation Network Designated Activity Company, reúne 16 parceiros de seis países europeus. Este projeto de investigação e inovação tem como objetivo central combinar os pontos fortes de pequenas e médias empresas (PMEs) inovadoras, universidades, centros tecnológicos e clusters industriais para a promoção de uma cadeia de valor transnacional transformadora, assente em novas técnicas sustentáveis de cultivo de algas marinhas e suas diferentes aplicações biotecnológicas.

O trabalho de investigação da UC foca-se no desenvolvimento de produtos cosméticos utilizando algas marinhas, em colaboração com a empresa Algaplus. Fazem parte da equipa científica da UC investigadores de diferentes faculdades e centros de investigação: Leonel Pereira (Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia), Célia Cabral (Faculdade de Medicina), Ana Cláudia Santos (Faculdade de Farmácia), Teresa Rosete (Faculdade de Farmácia), Cláudia Pereira (Faculdade de Medicina), Paulo Oliveira (Centro de Neurociências e Biologia Celular e Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia), Francisco Veiga (Faculdade de Farmácia), Miguel Pardal (Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia) e António Xavier Coutinho (Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia).

De recordar que este é um dos dois projetos em que a Universidade de Coimbra participa financiados no âmbito do instrumento Investimento em Inovação Inter-regional (I3).