Campanha de recolha de óculos usados decorre em vários pontos da UC

Iniciativa parte de investigadoras do iCBR e decorre no âmbito do Dia Mundial da Visão, este ano comemorado a 10 de outubro.

AB
Ana Bartolomeu
10 outubro, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

"Dê uma nova vida aos seus óculos usados e ajude a melhorar a qualidade de vida de comunidades carenciadas", é este o mote da campanha solidária de recolha de óculos usados que está a decorrer em vários pontos da Universidade de Coimbra (UC), até ao próximo dia 21 de outubro. A iniciativa parte de duas investigadoras do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB), Raquel Santiago e Raquel Boia. "Desenvolvemos a nossa investigação na área das Ciências da Visão, em particular a estudar doenças que afetam a retina, como é o caso do glaucoma, uma das principais causas de cegueira a nível mundial", esclarecem as investigadoras do grupo Retinal Dysfunction and Neuroinflammation Lab.

Alinhadas com o propósito do Dia Mundial da Visão, o de "chamar a atenção para a cegueira e a deficiência visual", as investigadoras decidiram avançar com uma recolha de óculos usados, em colaboração com a loja "Mais Ótica", do centro comercial Fórum Coimbra. Dos óculos serão aproveitadas as armações, tarefa que vai ser levada a cabo pela equipa técnica do estabelecimento de ótica. Depois de ajustados, os óculos serão doados a projetos sociais que visam melhorar a qualidade de vida de comunidades carenciadas. Raquel Santiago e Raquel Boia acreditam que "através da solidariedade podemos ampliar o impacto do nosso trabalho, oferecendo melhores condições de vida a quem enfrenta desafios visuais".

Para além do lado solidário, a campanha "tem também um caráter da promoção da sustentabilidade, promovendo o reaproveitamento de óculos", acrescentam.

A campanha de recolha de óculos usados decorre até 21 de outubro em vários pontos dos polos 1 e 3 da Universidade de Coimbra e ainda no UC Biotech, em Cantanhede.