Fátima Lopes abre a 3.ª edição das Jornadas Upgrade UC Team

Conhecida pelos seus 30 anos de trabalho em televisão, Fátima Lopes foi a oradora surpresa no arranque das Jornadas Upgrade UC Team.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
03 outubro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Para surpresa de quase 500 elementos do pessoal técnico da Universidade de Coimbra (UC), Fátima Lopes proferiu a primeira palestra da 3.ª edição das Jornadas Upgrade UC Team. Num discurso bastante pessoal, Fátima Lopes percorreu toda a sua carreira profissional assinalando os momentos de mudança, os altos e os baixos, e os sinais de alerta que a motivaram a arriscar. “Acordar cansado”, por exemplo, “mesmo depois de uma noite a dormir 10 horas” pode ser um indício de burnout.

“Temos sempre, sempre, que ir à procura da nossa felicidade nas várias áreas da nossa vida", defende a apresentadora de televisão, "mas isso implica tomar decisões e mudar, pois sem mudar não há renascimento, nem há novos caminhos." Arriscar foi uma das palavras-chave mais usadas no seu discurso, "acredito mesmo que a sorte protege os audazes". No entanto, é possível "crescer e progredir dentro do mesmo departamento e com as mesmas funções, mas estagnar não é uma hipótese.”

"Espero ter deixado as pessoas inquietas", revelou Fátima Lopes, "no sentido em que vão sentir necessidade de refletir um bocadinho sobre as suas escolhas, sobre a fase em que estão na vida." É assim que começa a mudança, "o primeiro passo é o questionamento", conclui.

Certa de que abriu as Jornadas Upgrade UC Team com "chave de ouro", a diretora do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da UC, Helena Matos, conta que a 3.ª edição está repleta de novidades. "Incorporamos todas as sugestões que nos dão nos questionários de satisfação", conta a responsável, e o programa tem "painéis voltados tanto para a esfera profissional, como para a pessoal, de forma a ir ao encontro de várias vertentes da vida." Pela primeira vez, as Jornadas Upgrade UC Team têm sessões direcionadas a pessoal dirigente ou equiparado "porque percebemos que é necessário desenvolver algumas temáticas na nossa liderança.”

O evento mostra estar a crescer e a atrair cada vez mais pessoas, com um aumento de quase 100 inscritos em comparação com o ano passado. Helena Matos olha com satisfação para esta maior adesão ao evento, "é sinal que as nossas pessoas querem melhorar alguma coisa em si.”

Para o Reitor da UC, Amílcar Falcão, as Jornadas Upgrade UC Team são “importantes para manter uma coesão dentro da Universidade”. O responsável deseja que “estes momentos de upgrade sirvam para levantar a moral” e para que o pessoal técnico se sinta “cada vez melhor e contente de estar na UC a trabalhar.”

O programa detalhado, bem como a lista de oradores, pode ser consultado no site Jornadas Upgrade UC Team - 3.ª edição.

Partilhe