Feira de Emprego UC&AAC "abre horizontes" a estudantes
A mostra, com mais de 100 empresas de todo o mundo, decorre até 7 de novembro, no pavilhão 1 do Estádio Universitário.
Visitar a Feira de Emprego UC & AAC é uma oportunidade para “conhecer as empresas que estão no mercado e saber o que elas têm para nos oferecer”, conta o estudante João Moreira, aluno do último ano do curso de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC). Com mais de 100 empresas representadas, João Moreira vê esta 2.ª edição “mais completa e com mais ofertas do que no ano anterior”.
Catarina Martins, aluna de mestrado em Psicologia Organizacional da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, vem também pelas atividades programadas como, “os workshops, tirar a fotografia para o CV e também fazer uma revisão do currículo, que é sempre uma ajuda para nós.”
Organizada pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Feira de Emprego UC & AAC mostra ser “uma ótima oportunidade para ter os dois mundos juntos, o académico e o empresarial”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “Esta Feira é para os estudantes, que são o nosso principal foco”, e tem como objetivo potenciar as oportunidades de recrutamento.
A taxa de empregabilidade na UC “tem historicamente valores bastante elevados” e atualmente ronda os 97%. “Os nossos estudantes quando vão a entrevistas de emprego mostram que estão bem preparados, bem formados e que têm bastantes competências, quer académicas quer pessoais, que resultam muito do trabalho que é feito em cooperação com AAC”, acrescenta o Reitor da UC.
Para o Presidente da Direção Geral da AAC, Renato Daniel, a Feira “é um espaço onde todas empresas e estudantes podem comungar de uma troca de conhecimentos e de experiências que permitem abrir horizontes.” Além de marcar a “transição do mundo académico para o mundo profissional”, a iniciativa oferece “ferramentas que ajudam a que a transição para o mercado de trabalho seja substancialmente mais natural”, conclui.
Também as empresas veem a Feira de Emprego UC & AAC como uma oportunidade de valorizar o próprio corpo técnico. “Os alunos que estudam na UC têm efetivamente muito potencial porque têm uma base técnica forte”, considera o responsável pelo recrutamento no grupo Accenture, João Rovira. Prova disso é o número de estudantes já recrutados. Nos escritórios em Coimbra, dos 160 funcionários, “cerca de 100 estudaram na UC.”
Além do conhecimento académico e a competência técnica, o estudante da UC é valorizado pelas "chamadas softskills que a UC, em conjunto com a associação de estudantes, proporciona com atividades extracurriculares", refere Carina Pessoa do grupo Altri. "Isso faz com que os estudantes da Universidade de Coimbra nos tragam outras competências que são diferenciadoras."
Para Francisca Sarmento, que representa o projeto Produtech R3 - Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização, o estudante da UC "diferencia-se pela Universidade em si", recordando a taxa "histórica" de empregabilidade. "Já é o segundo ano que estou na Feira de Emprego UC&AAC, já participei em várias feiras de emprego e esta é uma das maiores", considera a responsável.
A participação na mostra é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do site do evento em www.uc.pt/feiradeempregoucaac/.