"Há Ciência no Jardim" dá a conhecer projetos de investigação no âmbito da ecologia
A propósito das comemorações do Dia da Ecologia - este sábado, 14 de setembro - Jardim Botânico da UC abre portas à divulgação de projetos de investigação relacionados com o tema.
No sábado, dia 14, entre as 10h30 e as 12h30, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) organiza a iniciativa “Há Ciência no Jardim”, em colaboração com o Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da UC.
No âmbito das comemorações do Dia da Ecologia, vai ser possível descobrir mais sobre o trabalho de vários investigadores de áreas tão diferentes como botânica, estudo de mamíferos, agricultura, ecologia dos animais do solo e ainda o estudo e importância dos polinizadores e da polinização. A iniciativa vai ter lugar no patamar da Estufa Tropical.
Mais informações estão disponíveis em https://www.uc.pt/jardimbotanico/destaques/ha-ciencia-no-jardim/.
Translation: Diana Taborda
Projetos e investigadores com presença confirmada:
Hidrobotânica: de volta à água | João Farminhão (Jardim Botânico)
O modo de vida aquático evoluiu múltiplas vezes nas plantas com flor. Nesta visita vamos explorar algumas das adaptações que permitiram a reconquista da água e compreender por que razão as plantas aquáticas são excelentes indicadores ecológicos.
BeWild with us: Uma Expedição ao Mundo dos Mamíferos! | Be Wild Lab (Joana Alves, António Silva, Fernanda Garcia, Daniel Ricardo e Sara Santos)
A atividade tem como objetivo a demonstração de métodos e técnicas no estudo de mamíferos, assim com atividades hands-on e jogos interativos sobre a sua distribuição, habitat e dieta, dando a conhecer os mamíferos da nossa fauna e o seu papel nos ecossistemas.
O papel dos agroecossistemas sustentáveis na produção de alimentos | Stress Physiology Lab (Maria Celeste Dias, Paula Lorenzo, Meleknur Gordegir)
Uma agricultura sustentável deve basear-se numa gestão do ecossistema agrícola que cumpra as funções sociais, ambientais e económicas, preservando os recursos naturais e consequentemente a diversidade biológica, no presente e no futuro. A agricultura praticada atualmente ainda procura maioritariamente maximizar a produção, de modo a obter‑se o máximo lucro. Para tal, utilizam‑se frequentemente agroquímicos sintéticos que comprovadamente são nocivos, tanto para o ambiente, como para a saúde humana. No entanto, nas últimas décadas, a sociedade em geral, mais atenta e consciente do impacto negativo causado por este modo de produção, tem conduzido ao estabelecimento de sistemas de produção mais sustentáveis e de legislação e normas que promovem a preservação da natureza e a responsabilização dos diferentes intervenientes.
BEEvengers: proteção de polinizadores na Europa | B-Team (Paula Souto e Aline Malfatti)
Neste "showcase" iremos mostrar o que o grupo está a desenvolver em termos de investigação para o combate da vespa velutina (incluindo ações com as autoridades locais e regionais) e acções de divulgação junto ao público em geral (incluindo escolas). Iremos ainda apresentar a investigação que estamos a desenvolver ao nível de uma apicultura sustentável, incluindo o balanço necessário entre as abelhas melíferas e os polinizadores selvagens (também muito importantes no serviço de polinização).
A vida por baixo dos nossos pés! | SEEL (Marie Bartz e José Paulo Sousa)
Esta atividade tem por objetivo mostrar a diversidade de organismos do solo e relacionar com a importância que têm nas funções do solo e serviços do ecossistema. Haverá ainda um jogo didático para crianças.