International Staff Week fortalece relações internacionais entre várias universidades
"Internationally Engage for International Exchange" foi o tema da International Staff Week, que decorreu na Universidade de Coimbra, entre 14 e 17 de outubro.
Promover a troca de boas práticas e fortalecer as relações internacionais entre as universidades participantes são os principais objetivos da International Staff Week, que decorreu na Universidade de Coimbra (UC) entre 14 e 17 de outubro. O evento constitui uma modalidade de intercâmbio entre pessoal técnico de instituições de Ensino Superior pertencentes ao programa Erasmus, mas não só. Este ano, a iniciativa envolveu participantes da Lituânia, Bulgária, Polónia, Bélgica, França e ainda da Geórgia, sob o tema "Internationally Engage for International Exchange".
"Entendemos que era importante assinalar a importância da mobilidade académica do pessoal técnico", admite o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva. Os participantes vêm “aprender as boas práticas da UC", num evento que "reafirma o nosso compromisso europeu".
Durante a semana, foram discutidas estratégias de cooperação internacional, inovação educativa e mobilidade estudantil, com o objetivo de melhorar as redes de intercâmbio entre as universidades envolvidas, com especial foco nos programas BIP (Blended Intensive Programm) e nas Alianças Europeias. Em destaque esteve o Campus Europeu de Cidades Universitárias – EC2U, do qual a Universidade de Coimbra faz parte, e que serviu como exemplo de boas práticas na forma de captar estudantes para frequentarem os mestrados criados dentro da aliança.
A iniciativa ficou também marcada por atividades culturais e visitas guiadas aos locais mais emblemáticos de Coimbra. O evento culminou com uma pequena feira onde as instituições participantes exibiram projetos e promoveram os seus programas de intercâmbio.
A Internacional Staff Week possibilita a mobilidade de pessoal para efeitos de formação (Erasmus+ Staff Training) em instituições europeias parceiras ou empresas, e assim pretende contribuir para a melhoria das capacidades profissionais do corpo técnico.