Programa criado pela Universidade de Coimbra para promover a saúde mental materna vai ser implementado no SNS
A cerimónia de apresentação da implementação do "Be a Mom” no Serviço Nacional de Saúde decorreu a 28 de outubro, na Universidade de Coimbra.
O Be a Mom, um inovador programa de prevenção psicológica para promover a saúde mental materna no período pós-parto, criado por uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), vai ser incorporado no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Vai começar a ser implementado a partir de novembro, de norte a sul do país – nas Unidades Locais de Saúde (ULS) do Alto Ave, Viseu Dão-Lafões, Gaia e Espinho e Baixo Alentejo – abrangendo um total de 20 Unidades de Saúde Familiar e serviços de obstetrícia hospitalares.
Testado num rigoroso ensaio clínico que contou com a participação de mais de 1 500 mulheres em Portugal, o Be a Mom demonstrou ter a capacidade de reduzir significativamente sintomas de depressão e ansiedade das mães no período pós-parto.
"É um programa totalmente autoguiado, por isso, pode ser feito ao ritmo de cada uma, e que contém um conjunto de ferramentas para ajudar as mulheres a lidar com as adversidades do pós-parto e a usufruirem melhor deste período de vida", explica a investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e docente da FPCEUC, Maria Cristina Canavarro, que, em conjunto com a também investigadora do CINEICC e docente da FPCEUC, Ana Fonseca, foi responsável pela criação desta intervenção psicológica.
A implementação do Be a Mom no SNS resulta de uma parceria estratégica entre a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Coimbra, com o apoio do Institute for Healhtcare Improvement, e pretende colmatar a falta de soluções estruturadas e acessíveis na promoção e prevenção da saúde mental materna.
Para o Reitor da Universidade de Coimbra, esta transferência do conhecimento produzido pela UC é um exemplo a seguir. "Essa é a missão da Universidade de Coimbra, a de ter cada vez mais inovação e cada vez mais capacidade de colocar ao serviço da sociedade o conhecimento que produz". Amílcar Falcão destaca que o Be a Mom é um projeto "gratificante para a UC", na medida em que vai ao encontro dos valores da instituição, em particular da "inclusão e da dignidade humana".
Nas palavras da Ministra da Saúde, o Be a Mom atua numa "dimensão muito importante e tantas vezes esquecida, que é a prevenção". Ana Paula Martins recorda que "grande parte das depressões pré e pós-parto são preveníveis", sendo, para tal, necessária "uma rede de apoio para que a mulher e a família não se sintam sozinhas", acrescenta.
A cerimónia de assinatura dos memorandos de entendimento para a implementação do Be a Mom no SNS decorreu na Sala do Senado da UC.
Esta colaboração, hoje formalizada, representa o compromisso das entidades envolvidas na resposta eficaz às necessidades das mulheres no período pós-parto, nomeadamente na promoção de intervenções preventivas e de promoção da saúde mental que contribuam para o bem-estar das mães e das famílias.
Mais informações sobre o Be a Mom estão disponíveis aqui.