Queres fazer parte de uma rede europeia de estudantes? Estão abertas as candidaturas ao Programa de Embaixadores EC2U
Até 15 de setembro, podem candidatar-se ao Programa de Embaixadores EC2U atuais estudantes da Universidade de Coimbra que tenham interesse em dar a conhecer a EC2U e a Universidade de Coimbra. Os estudantes-embaixadores vão participar em atividades em vários países da Europa e contribuir para a comunicação digital da EC2U.
A EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias está a criar a sua nova rede de embaixadores. Como tal, estão a decorrer, até ao dia 15 de setembro, as candidaturas ao Programa de Embaixadores EC2U, que pretende dar voz aos estudantes das oito universidades que integram a aliança: a Universidade de Coimbra, a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália), a Universidade de Turku (Finlândia) e a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria).
Os estudantes selecionados para integrar a rede de embaixadores EC2U vão ter a possibilidade de participar ativamente na estratégia de comunicação da aliança, dando os seus contributos e criando conteúdos para a divulgar junto de outros estudantes. A criação de campanhas de divulgação, a publicação de conteúdos nas redes sociais da EC2U, a divulgação de artigos no website da aliança, a criação de uma revista digital e a organização de eventos online e híbridos são algumas das principais iniciativas que os embaixadores EC2U vão desenvolver.
Durante um ano, os estudantes-embaixadores vão também ter a oportunidade de participar em inúmeras atividades, nomeadamente em visitas a outras universidades e em várias iniciativas à escala europeia. A primeira atividade dos candidatos selecionados vai decorrer em França, na Universidade de Poitiers, entre 19 e 21 de novembro, que vai ser dedicada à formação dos novos embaixadores EC2U.
Além da participação gratuita nas várias atividades da EC2U – através da atribuição de bolsas de mobilidade sempre que a atividade decorra fora do país onde os estudantes-embaixadores estudam e residem – vão ter ainda a possibilidade de receber um certificado final de participação, de participar em sessões de formação, de criar contactos e colaborações com estudantes de outras universidades, e de desenvolver e/ou melhorar capacidades como a escrita e a comunicação em diferentes línguas, a comunicação em público ou a produção de conteúdos e a gestão de redes sociais.
Vão ser escolhidos dois embaixadores por cada universidade. No caso da Universidade de Coimbra, podem candidatar-se atuais estudantes de cursos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos (licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento), devendo ser cumpridos alguns critérios, nomeadamente: proficiência em língua inglesa, com conhecimento mínimo da língua de nível B2; interesse pelas atividades da EC2U; ou experiência na utilização e comunicação em redes sociais. Mais informações sobre os critérios de seleção estão disponíveis aqui.
No momento da candidatura, devem ser apresentados vários dados, tais como: nome, contacto, informações sobre conhecimento de línguas, instituição de ensino superior que representa, motivação para ser um embaixador EC2U e um exemplo de ação de comunicação digital (já concretizada ou o esboço de uma proposta de comunicação). As candidaturas devem ser submetidas até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2024 aqui.
De recordar que a EC2U é uma aliança universitária europeia multicultural e multilingue, coordenada pela Universidade de Poitiers, que pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.