Questionário "A Universidade de Coimbra e o Desenvolvimento Sustentável" apresenta resultados
A comunidade académica foi convidada a dar as suas opiniões e perceções sobre as políticas, medidas e ações da Universidade de Coimbra no que respeita ao desenvolvimento sustentável.
No Dia Nacional da Sustentabilidade, que se comemora hoje, dia 25 de setembro, instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023, de 9 de junho, a Universidade de Coimbra (UC) divulga o relatório do questionário “A Universidade de Coimbra e o Desenvolvimento Sustentável” que pode ser consultado aqui.
O questionário foi uma proposta da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) implementada em estreita articulação com o Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável (GDS.UC). Já podem ser consultados os resultados obtidos nesta auscultação, que teve como principal objetivo a recolha das opiniões e as perceções da comunidade universitária sobre as políticas, medidas e ações da Universidade de Coimbra (UC) no âmbito do desenvolvimento sustentável.
O relatório apresenta o enquadramento e objetivo da iniciativa, a metodologia adotada, os resultados obtidos e recomendações para futuro. A análise das respostas e sugestões recolhidas contribuirá para a definição de orientações estratégicas sobre sustentabilidade e responsabilidade social, adaptadas às características da comunidade UC, bem como para o desenvolvimento e implementação de iniciativas que a mobilizem e estimulem para ações com participação e adesão efetivas, contribuindo assim, individual e coletivamente, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A auscultação incidiu sobre seis dimensões: i) políticas e condições no âmbito do desenvolvimento sustentável; ii) contexto profissional: igualdade, equidade, saúde e bem-estar; iii) ensino e investigação; iv) água, energia, resíduos e consumo; v) mobilidade; e, vi) parcerias. Para cada dimensão foi feita uma caracterização geral dos dados obtidos, sendo também os resultados ventilados por cada corpo da comunidade (estudantil, técnico, investigador e docente).
Globalmente, o nível de satisfação com a situação da UC em matéria do cumprimento dos ODS é positivo. Ainda assim, o nível de satisfação não é uniforme para as seis dimensões analisadas e tende a variar, sobretudo em função do corpo que os/as respondentes integram.
A auscultação é um contributo com elevado valor, pois o desenvolvimento sustentável só é possível com o envolvimento dos/as estudantes, docentes, corpo técnico e investigadores/as, sendo uma iniciativa inovadora no setor do ensino superior que se pretende repetir. Aliás, a replicação periódica de um inquérito que permita acompanhar algumas das tendências identificadas e aferir melhorias nos aspetos considerados mais relevantes no âmbito da governação é uma das recomendações apresentadas no relatório. O objetivo será envolver gradualmente toda a comunidade académica, promovendo a consciencialização e o comprometimento de estudantes, docentes, investigadores/as, corpo técnico e gestores/ as em relação aos ODS, incentivando e reforçando a participação ativa e o comprometimento com as iniciativas sustentáveis da UC.