Re: Antígona / Teatro Praga sobre ao palco do TAGV com data única em Coimbra

Espetáculo acontece a 27 de setembro, a partir das 21h30, e está incluído na campanha Early Bird para bilhetes comprados presencialmente até 20 de setembro.

17 setembro, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

O Teatro Praga leva ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) um desafio ao presente. Com data única em Coimbra, o espetáculo Re: Antígona mostra o oposto da Antígona “imortalizada por Sófocles” e tradicionalmente “carregada de metáforas e categorias”, refere a sinopse do espetáculo. Uma personagem que “foi, ao longo de séculos, protagonista de diversas peças de teatro” e, normalmente, é “massacrada por conceitos portadores de ideias de «bem», «justiça», «emancipação», «utopia» ou «desejo»”.

“Re: Antígona é o oposto disso”, garante a produção. Assim, na sexta-feira, 27 de setembro, pelas 21h30, a proposta é apresentar um espetáculo “que não procura produzir nada, mas que marca presença, satura e desconcerta, para irritar”. “Quer isto dizer que Re: Antígona reage à alegoria ou à captura da figura de Antígona para proveito das atualizações (…). Re: Antígona mata a Antígona, de todas as formas que se lembrar, para lhe dar a morte a que nunca teve direito.”

O espetáculo, que está a passar pelo Porto e vai ainda estar por Lisboa, é uma criação de André e Teodósio e J. M. Vieira Mendes, numa coprodução do Teatro Nacional S. João e da Fundação Centro Cultural de Belém. A interpretação da peça está a cargo de André e. Teodósio, Inês Vaz, Maria João Vaz, Paula Diogo, Paulo Pascoal. Mais informações aqui.

Os bilhetes podem ser adquiridos no TAGV ou na bilheteira online em https://tagv1.bol.pt/. O espetáculo está incluído na campanha Early Bird do TAGV, garantindo um desconto de 50% no preço da sessão. A campanha aplica-se apenas a bilhetes adquiridos na Bilheteira presencial do TAGV até 20 de setembro.

Sobre o Teatro Praga


O Teatro Praga assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Como a cada espetáculo, ou dia, é outra coisa, costuma responder à pergunta sobre quem é com uma reformulação da pergunta. Ainda assim, o Teatro Praga regozija-se com a ordem estabelecida e olha para as variações imprevisíveis a que se sujeita como um modo de alargar o conceito de previsibilidade. O Teatro Praga nasceu em 1995 e está sediado na Rua das Gaivotas em Lisboa. Colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países europeus (Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca e Polónia), em Israel e na China.

Partilhe