Reitor da Universidade de Coimbra manifesta apoio ao Secretário-Geral das Nações Unidas
Amílcar Falcão enviou uma carta a António Guterres em que manifesta o apoio da UC ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas Nações Unidas.
Depois de Israel ter considerado o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, persona non grata, o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, enviou uma carta em que manifesta o apoio da UC ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas Nações Unidas.
Amílcar Falcão afirma que a decisão de Israel “compromete severamente a capacidade de atuação das Nações Unidas na mediação do conflito, num momento em que o papel do Secretário-Geral se afigura mais essencial do que nunca na promoção do diálogo entre os dois Estados (Israel e Palestina)”.
“Vivemos uma situação absolutamente crítica que exige que toda a comunidade internacional se una em torno da ONU por forma a que possamos alcançar, através dos canais diplomáticos, uma solução de paz duradoura que todos ambicionamos”, sublinha o Reitor da UC.
Nesta comunicação, Amílcar Falcão manifestou ainda a António Guterres – que recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, em 2016, e o Prémio UC, em 2022 – “apoio, compromisso e solidariedade da Universidade de Coimbra relativamente aos seus esforços no sentido de alertar a Humanidade para a tragédia que, num outro plano, todos estamos a viver: as alterações climáticas”.