UC 3MT está de volta para a terceira edição

Candidaturas para a competição "Universidade de Coimbra: 3 Minute-Thesis" estão abertas a partir de 13 de dezembro.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
13 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

Brígida Caiado, estudante de doutoramento da FPCEUC, foi a vencedora da 2.ª edição da UC 3MT

© UC | Marta Costa

Na 2.ª edição da UC 3MT, Brígida Caiado apresentou em três minutos a tese "Detetives das Emoções: Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças: estudo de aceitabilidade, viabilidade e eficácia do programa em Portugal". Vencedora em 2020 da competição na Universidade de Coimbra (UC) e representante da Universidade na competição internacional organizada pelo Coimbra Group, a estudante de doutoramento da FPCEUC conta que viu o UC 3MT como uma forma de partilhar o "conhecimento que temos e o que é feito nas diferentes áreas da nossa universidade". Para a estudante, a competição serviu ainda para "dar voz não só aos nossos projetos mas também aos nossos centros de investigação e faculdades".

Durante a participação, Brígida Caiado destaca ainda o destaque dado à "importância de comunicarmos os nossos projetos para a comunidade e de fazê-lo de uma forma apelativa e compreensível para quem o possa estar a ouvir, para diminuir o fosso entre a ciência e a comunidade em geral". "A comunidade precisa do que são as nossas investigações mas nós também precisamos da comunidade", garante Brígida Caiado.

"Acho que não é só um concurso", revela ainda Brígida Caiado. De acordo com a estudante de doutoramento da UC, a competição UC 3MT "é uma oportunidade de formação, de treino individualizado de como podemos maximizar o que fazemos. É uma oportunidade de partilha, de networking, de divulgação dos projetos e de aquisição de competências". "Todos os alunos que tenham oportunidade, devem participar. Para mim foi muito gratificante", garante.

"A competição de Tese de Doutoramento em três minutos faz parte de uma aposta estratégica da UC em promover o desenvolvimento de competências transversais de estudantes de doutoramento, tornando-os investigadores e investigadoras de sucesso", garante a Vice-Reitora para a Investigação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas. "Através desta iniciativa, e de muitas outras desenvolvidas no âmbito das Escolas Doutorais da UC, queremos apoiar os nossos e as nossas estudantes a crescerem como comunicadores e a serem capazes de divulgar a ciência que fazem para todos os públicos", acrescenta a responsável.

De acordo com Cláudia Cavadas a competição UC 3MT é um desafio para que possam "abordar o seu trabalho de investigação noutra perspetiva".

As candidaturas estão abertas a partir de 13 de dezembro para todos os estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra.

Todas as informações sobre a competição estão disponíveis em https://ucpages.uc.pt/3mt