UC colabora em projeto na área da economia do desenvolvimento
O acordo tripartido foi assinado a 10 de outubro.
A Universidade de Coimbra (UC) e a Empowered Startups assinaram o primeiro protocolo de cooperação que compreende um estudo comparado do desenvolvimento económico da Turquia, Coreia do Sul e Portugal. A cerimónia decorreu a 10 de outubro na Sala do Senado da Reitoria da UC.
O estudo, assinado com o investidor científico Oguz Yesilkaya, vai ser desenvolvido pela UC, através de uma equipa de investigação da Faculdade de Economia.
Presente na cerimónia, o Pró-Reitor da UC para a Relação com as Empresas, Nuno Mendonça, referiu que “o investimento do Oguz e de outros empreendedores ou investidores que vão trabalhar com a Universidade de Coimbra pode dar uma nova vida a estas linhas de investigação” seja em Portugal ou noutro país.
“Fiquei muito impressionado” com Coimbra e com a história da UC, disse o investidor científico Oguz Yesilkaya, acrescentando que acredita em “validações interculturais e em toda a partilha e interação com diferentes pessoas”. O investidor espera que o projeto seja um “bom benchmark e exemplo”.
O acordo surge na sequência do protocolo assinado em janeiro entre a UC e a Empowered Startups, que visa atrair empreendedores internacionais para o ecossistema da Universidade.
“O apoio demonstrado pela Universidade de Coimbra no estabelecimento da nossa já forte parceria dá-nos grande confiança de que este é o primeiro de muitos projetos de colaboração que os nossos empresários iniciarão aqui”, refere o CEO da Empowered Startups, Chris Lennon.
Já o Vice-Reitor Luís Neves, responsável pela pasta dos Recursos Humanos e Serviços de Ação Social da UC, felicitou este primeiro acordo, relembrando que, “no final, o que desejamos ver são os resultados destes acordos”.