UC colabora em projeto para arquitetura generativa através de IA e deep learning
O estudo, assinado com o Diretor Geral da Graphic Arquitecht, Farid Hasnaoui, vai ser desenvolvido pela UC, através de uma equipa de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica.
A Universidade de Coimbra (UC) e a Empowered Startups assinaram o segundo protocolo de cooperação que compreende um trabalho conjunto para arquitetura generativa através de IA e deep learning.
O estudo, assinado com o Diretor Geral da Graphic Arquitecht, Farid Hasnaoui, vai ser desenvolvido pela UC, através de uma equipa de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).
Segundo o docente do DEM, Eugénio Rodrigues, "a IA e os métodos generativos apresentam capacidades promissoras para reduzir custos de trabalho, acelarar a produção e ajudar na tomada de decisão. Nesse sentido, esta parceria procura desenvolver novos métodos que auxiliem o projecto de comunidades sustentáveis, considerando o ambiente presente e futuro no desempenho do edificado, e assim mitigar os efeitos das alterações climáticas".
A visita à UC "foi inspiradora e permitiu-me apreciar melhor a história e o ambiente académico vibrante da vossa instituição", disse o Diretor Geral da Graphic Arquitecht, Farid Hasnaoui, acrescentando que "aguarda com expetativa a continuação desta colaboração" que agora se inicia.
Presente na cerimónia, o Pró-Reitor da UC para a Relação com as Empresas, Nuno Mendonça, referiu que "esta parceria irá potenciar ainda mais desenvolvimentos tecnológicos, por parte do potencial de investigação e inovação da nossa Universidade”.
O acordo surge na sequência do protocolo assinado em janeiro entre a UC e a Empowered Startups, que visa atrair empreendedores internacionais para o ecossistema da Universidade. A cerimónia decorreu a 30 de outubro na UC Business.