UC coorganiza Semana da Responsabilidade Social 2024 com foco na Ecoinovação Jurídica
Painel organizado pela UC na edição deste ano explora a interseção entre direito e sustentabilidade.
A Universidade de Coimbra (UC) junta-se à APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial na coorganização da 19.ª Semana da Responsabilidade Social, um evento de referência que conta com o apoio da UN Global Compact Network Portugal. Decorre no IAPMEI, em Lisboa, e é constituído por dois Fóruns exclusivamente presenciais.
O 1.º Fórum realiza-se hoje e amanhã, dias 5 e 6 de novembro, e o 2.º Fórum vai decorrer a 26 e 27 de novembro. Este ano o evento tem como tema central "O Nosso Futuro Comum" com foco na normalização e no "Pacto para o Futuro", sendo aberto à comunidade e com participação gratuita, mas sujeita a registo.
A iniciativa multistakeholder vai reunir representantes do Governo, Organismos Públicos, Empresas, Universidades, Parceiros Sociais, Economia Social e Agentes Culturais para debater a importância da implementação de boas práticas de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, nomeadamente no âmbito da Agenda 2030 e dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A UC é entidade parceira do evento, este ano no papel de coorganização, e destaca-se na programação com o painel “Ecoinovação Jurídica”, que contou com a participação de Alexandra Aragão, Professora e Investigadora de Direito do Ambiente, Sustentabilidade e Ecoliteracia na Universidade de Coimbra; Nuno Oliveira, CEO da Natural Business Intelligence; Mariana Gomes, Presidente e Fundadora da Último Recurso, e com a moderação de Sara Pires, Presidente da Common Home of Humanity.
A Ecoinovação Jurídica é um tema cada vez mais relevante à medida que a sociedade procura soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais, na medida em que as mudanças necessárias para a sustentabilidade ecológica serão impossíveis se o enquadramento jurídico se mantiver imutável. O painel organizado pela UC visou explorar a interseção entre inovação sustentável e o direito, promovendo uma discussão sobre como o Direito pode funcionar como uma alavanca de inovação social e empresarial, criando condições para o aparecimento de parcerias intersectoriais e formas de colaboração frutuosa, bem como pode, através da ecoinovação jurídica, criar novas formas contratuais, novos institutos jurídicos ou novos modelos, que assegurem o bem-estar de todos os seres vivos e o equilíbrio dos ecossistemas.
A participação da UC nesta iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção de práticas sustentáveis e com a formação de cidadãos/ãs responsáveis. Ao abordar a interface entre direito e sustentabilidade, o painel contribui para um debate relevante sobre o futuro da inovação jurídica no contexto das exigências ambientais e sociais contemporâneas.
Mais informações sobre o evento, bem como o programa detalhado, estão disponíveis aqui.