UC dá as boas-vindas aos estudantes de programas de mobilidade: são mais 14% do que há um ano

A Universidade de Coimbra realiza três sessões de acolhimento aos cerca de 1.300 estudantes que chegam este mês para realizar programas de mobilidade, como o Erasmus.

R(
Rui Marques Simões, Marta Costa e Ana Bartolomeu (reportagem)
06 setembro, 2024≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra recebe este mês mais de 1.300 estudantes que vão realizar programas de mobilidade, como o Erasmus. Trata-se de um aumento de 14%, em relação ao número de candidaturas de mobilidade incoming aceites até ao período homólogo do ano passado. As primeiras centenas destes e destas estudantes foram recebidas esta sexta-feira, dia 6, numa sessão de boas-vindas realizada no Auditório da Reitoria.

Os números provisórios (ainda decorrem candidaturas a programas de mobilidade e ficarão a faltar as do segundo semestre) mostram um aumento significativo da mobilidade na Universidade de Coimbra. Ao mesmo tempo que há, até à data, 1.316 estudantes a chegar para estudar na UC no primeiro semestre ou em todo o ano letivo de 2024/25 (mobilidade incoming), há 792 alunos/as da UC de partida para estudarem noutros países nesse mesmo período (mobilidade outgoing). Estes valores significam um crescimento de 14% (mais 136) nas candidaturas de mobilidade incoming aceites, em comparação com o período homólogo de 2023/24. E uma subida de 27% (mais 166) nas candidaturas de mobilidade outgoing, em relação à mesma data do ano transato.

Tendo-se registado também incrementos bastante consideráveis nos totais de candidaturas recebidas (mais 18% para mobilidade incoming e 47% para outgoing), o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni faz um balanço bastante positivo. “O aumento significativo dos estudantes em mobilidade é a demonstração clara do prestígio da Universidade de Coimbra; trata-se do reconhecimento da excelência dos nossos professores, investigadores e pessoal não docente”, declara João Nuno Calvão da Silva.

Não é a primeira vez que Patrik Bioc está em Portugal. O estudante de mestrado em Gestão veio do Norte de Itália diretamente para Coimbra com expetativas de conhecer a Universidade e as “tradições especiais, como o traje”. Já Sílvia Sagarna, chega das Astúrias, em Espanha, para estudar Arquitetura. De acordo com a estudante, Coimbra apresenta-se como “uma cidade curiosa e encantadora”. Quer “aprender sobre a cultura portuguesa, conhecer pessoas novas e, principalmente, aprender”. São as expetativas de dois dos cerca de 500 estudantes que encheram a primeira das três sessões de acolhimento.

Escolheram a UC não apenas “por ser uma universidade de prestígio, que cobre todas as áreas de conhecimento”, recordou o Vice-Reitor da UC. Durante a sessão, João Nuno Calvão da Silva destacou a cidade e a “grande vida académica” que Coimbra oferece, com “inúmeras atividades culturais e desportivas”.

O responsável garantiu aos presentes que o ano académico, ou o semestre, “vai ser dos melhores das vossas vidas”. “Podem sempre voltar”, sublinhou, “mas esta altura vai ficar na vossa memória”. E deixou o conselho: “estudem muito, mas aproveitem também”.

A UC realiza ainda mais duas sessões de acolhimento aos estudantes de origem estrangeira que ingressam na UC no primeiro semestre de 2024/25. A segunda acontece na segunda-feira, 9 de setembro, às 14h30, também no Auditório da Reitoria. Já a terceira tem lugar na quinta-feira, 12, pelas 14h30, no Teatro Paulo Quintela (Faculdade de Letras da UC). Todas as sessões contam com a intervenção do Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva.

Partilhe