UC é a única universidade portuguesa com dois projetos aprovados pelo Investimento em Inovação Inter-Regional, arrecadando 1,2 milhões de euros

Estes projetos financiados vão contar com a participação de vários investigadores da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

01 outubro, 2024≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) reforça a sua posição nos cenários da investigação e da inovação ao ser a única instituição de ensino superior nacional a obter a aprovação de dois projetos no âmbito do instrumento Investimento em Inovação Inter-regional (I3).

Estes são os primeiros projetos da UC a serem aprovados por esta modalidade de financiamento, que corresponde a um total de 1,2 milhões de euros assegurados pela instituição. A Universidade de Coimbra continua, assim, a afirmar-se no desenvolvimento da investigação científica e da inovação em Portugal, consolidando-se como um parceiro estratégico fundamental para o tecido empresarial português no campo da inovação.

O I3 é um financiamento da Agência de Execução do Conselho Europeu da Inovação e das PME (EISMEA) e visa apoiar projetos de inovação inter-regionais nas suas fases de comercialização e expansão, dando-lhes as ferramentas necessárias para ultrapassar barreiras regulamentares, financeiras, entre outras.

No projeto I3-4-BIOFERTILIZERS, liderado pela Fundació Universitària Balmes, a UC colabora com a Uniovo para o desenvolvimento de fertilizantes a partir da indústria avícola, através de processos de compostagem. Reunindo 13 regiões de oito países da União Europeia (UE), este projeto tem como objetivo criar uma nova cadeia de valor transnacional em biofertilizantes e soluções de bioeconomia para uma agricultura sustentável. A equipa da UC envolvida inclui investigadores das Faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Farmácia (FFUC): Margarida Quina (FCTUC), Licínio Ferreira (FCTUC), Olga Cardoso (FFUC), Ana Miguel Matos (FFUC) e José Carlos Góis (FCTUC).

Já o projeto I3-4-SEAWEED, liderado pela F6S EU Tech Innovation Network Designated Activity Company, conta com 16 parceiros, de seis países da UE. O trabalho de investigação da UC foca-se no desenvolvimento de produtos cosméticos utilizando algas marinhas, em colaboração com a empresa Algaplus. A equipa interdisciplinar da UC é composta por investigadores de várias faculdades e centros de investigação: Leonel Pereira (FCTUC), Célia Cabral (Faculdade de Medicina), Ana Cláudia Santos (FFUC), Teresa Rosete (FFUC), Cláudia Pereira (Faculdade de Medicina), Paulo Oliveira (Centro de Neurociências e Biologia Celular e Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia), Francisco Veiga (FFUC), Miguel Pardal (FCTUC) e António Xavier Coutinho (FCTUC).

Os projetos aprovados cobrem áreas de grande relevância social e científica, uma vez que se centram no desenvolvimento de soluções sustentáveis.