UC e AAC transmitem apoio aos estudantes-atletas participantes nos Jogos Paralímpicos

Reitor Amílcar Falcão, Pró-Reitora Filipa Godinho, Presidente e Vice-Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel e Diogo Lopes, encontraram-se com Diogo Cancela, Tomás Cordeiro e Telmo Pinão na aldeia olímpica.

RS
Rui Marques Simões
29 agosto, 2024≈ 5 mins de leitura

O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, a Pró-Reitora da UC para o Desporto, Filipa Godinho, o Presidente da Direção-Geral da Associação de Académica de Coimbra (AAC), Renato Daniel, e o Vice-Presidente da Direção-Geral da AAC, Diogo Lopes.encontraram-se esta quinta-feira (dia 29), na aldeia olímpica, com os estudantes-atletas da UC que vão participar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nos breves encontros com Diogo Cancela (Paranatação / Faculdade de Ciências e Tecnologia), Tomás Cordeiro (Paranatação / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) e Telmo Pinão (Paraciclismo / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) foi-lhes transmitido o apoio da comunidade académica, em agradecimento pela sua carreira desportiva e pelo seu contributo para a afirmação internacional da UC nos domínios do desporto.

Tomás Cordeiro vai ser o primeiro estudante-atleta da UC a entrar em prova nos Jogos Paralímpicos de Paris, que tiveram início oficial ontem (quarta-feira, 28) e decorrem até 8 de setembro. O nadador, a cumprir a primeira participação paralímpica, compete amanhã (sexta-feira, 30), a partir das 9h54, nas eliminatórias de 100m bruços SB9 (finais no mesmo dia, em caso de apuramento). E regressa à piscina da La Défense Arena a 6 e 7 de setembro para as eliminatórias (e, eventualmente, finais) de 100m costas S10 e 200m estilos SM10, respetivamente.

Telmo Pinão também se estreia amanhã (sexta-feira, 30), no paraciclismo de pista. O ciclista inicia a sua terceira participação em Jogos Paralímpicos, pelas 11h50, nas eliminatórias de 3000m Perseguição Individual C2 SB9 (também com finais no mesmo dia, em caso de apuramento). No sábado, dia 31, volta à pista do Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, às 9h19, para as eliminatórias 1000m Contrarrelógio C1-C3. E nos dias 4 e 7 de setembro compete no ciclismo de estrada, no Contrarrelógio C2 e na Prova em Linha C1-C3, respetivamente.

O último dos três estudantes-atletas da UC a entrar em competição é Diogo Cancela, no domingo, 1 de setembro, às 9h05, nas eliminatórias de 200m estilos SM8 (igualmente com final no mesmo dia, em caso de apuramento) – disciplina em que é vice-campeão mundial. O nadador, a disputar pela segunda vez uns Jogos Paralímpicos, volta à piscina da La Défense Arena a 4 de setembro, nas eliminatórias de 400m livres SM8, e a 7 de setembro nas eliminatórias de 100m mariposa S8.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, destacou a importância deste momento, sublinhando que "estes estudantes-atletas são o espelho dos valores de perseverança e excelência que a Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra promovem. O seu desempenho nos Jogos Paralímpicos é motivo de grande orgulho para toda a nossa comunidade académica".

Por sua vez, o Presidente da AAC, Renato Daniel, reforçou que "o apoio da AAC é e será sempre incondicional. Estaremos sempre ao lado dos nossos atletas, acompanhando de perto o seu percurso e celebrando as suas conquistas".

Além destes três atletas paralímpicos, a Universidade de Coimbra também teve duas estudantes-atletas a Jogos Olímpicos, que se decorreram entre 27 de julho e 11 de agosto, também na capital francesa: Catarina Costa (Faculdade de Medicina), eliminada nos oitavos de final no torneio de -48 kg femininos (judo), e Camila Rebelo (Faculdade de Medicina), 19.ª nas eliminatórias de 200m costas (natação).

Estes cinco estudantes-atletas olímpicos e paralímpicos integram o Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAAR-UC), a faceta mais visível do trabalho que tem sido feito na instituição, nos últimos anos, para promover o desporto, a atividade física e o bem-estar.

O PAAR-UC – que em 2023/24 incluiu 34 alunos e alunas da UC – tem como objetivo principal potenciar a compatibilização da vida académica e da prática desportiva de alto rendimento, oferecendo aos estudantes-atletas as mais-valias das várias áreas de saber da UC no apoio e na melhoria das condições de treino e preparação para a alta competição. As medidas vão desde o apoio ao nível escolar (na escolha de horários e de turmas e na possibilidade de realização de mais unidades curriculares em época especial) à facilitação do acesso às instalações de treino e de controlo e monitorização da prática desportiva.

Neste ano letivo, a Universidade de Coimbra teve 261 alunas/os com estatuto de estudante-atleta, tendo mais de 5 mil pessoas da comunidade académica a participar nas atividades físicas e desportivas promovidas pelo Desporto UC.

Partilhe