UC e AAC transmitem apoio às estudantes-atletas Catarina Costa e Camila Rebelo em Paris 2024

O Vice-Reitor, João Nuno Calvão da Silva, a Pró-Reitora, Filipa Godinho, e o Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel, encontraram-se com a judoca e com a nadadora na aldeia olímpica.

RS
Rui Marques Simões
25 julho, 2024≈ 4 mins de leitura

O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, a Pró-Reitora da UC para o Desporto, Filipa Godinho, e o Presidente da Direção-Geral da Associação de Académica de Coimbra (AAC), Renato Daniel, encontraram-se esta quinta-feira (dia 25), na aldeia olímpica, com as duas estudantes-atletas da UC que vão participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nos breves encontros com Catarina Costa (Judo / Faculdade de Medicina) e Camila Rebelo (Natação / Faculdade de Medicina) foi-lhes transmitido o apoio da comunidade universitária, em reconhecimento pelo seu percurso desportivo e pela sua contribuição para a afirmação internacional da UC nos domínios do desporto.

Catarina Costa vai ser a primeira estudante-atleta da UC a entrar em prova nos Jogos Olímpicos de Paris, que têm inicio oficial amanhã (26 de julho) e decorrem até 11 de agosto. A judoca da AAC, a cumprir a segunda participação olímpica (foi 5.ª em Tóquio 2020), compete no sábado (27 de julho) no torneio feminino de -48 kg.

Por sua vez, Camila Rebelo estreia-se em Jogos Olímpicos na próxima quinta-feira, 1 de agosto. A nadadora vai participar na disciplina de 200 metros costas femininos.

Além destas duas atletas olímpicas, a Universidade de Coimbra tem também três estudantes-atletas apurados para os Jogos Paralímpicos, que se realizam entre 28 de agosto e 8 de setembro, também na capital francesa: Diogo Cancela (Paranatação / Faculdade de Ciências e Tecnologia), Tomás Cordeiro (Paranatação / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) e Telmo Pinão (Paraciclismo / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física).

Estes cinco estudantes-atletas olímpicos e paralímpicos integram o Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAAR-UC), a faceta mais visível do trabalho que tem sido feito na instituição, nos últimos anos, para promover o desporto, a atividade física e o bem-estar.

O PAAR-UC – que em 2023/24 incluiu 34 alunos e alunas da UC – tem como objetivo principal potenciar a compatibilização da vida académica e da prática desportiva de alto rendimento, oferecendo aos estudantes-atletas as mais-valias das várias áreas de saber da UC no apoio e na melhoria das condições de treino e preparação para a alta competição. As medidas vão desde o apoio ao nível escolar (na escolha de horários e de turmas e na possibilidade de realização de mais unidades curriculares em época especial) à facilitação do acesso às instalações de treino e de controlo e monitorização da prática desportiva.

Neste ano letivo, a Universidade de Coimbra teve 261 alunas/os com estatuto de estudante-atleta, tendo mais de 5 mil pessoas da comunidade académica a participar nas atividades físicas e desportivas promovidas pelo Desporto UC.

Partilhe