UC recebeu reunião da Comissão Sectorial para a Educação e Formação

Mais de 40 pessoas de várias instituições de ensino superior portuguesas discutiram o tema da avaliação institucional.

06 novembro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) foi a anfitriã de uma reunião da Comissão Sectorial para a Educação e Formação (CS11) do Instituto Português da Qualidade.

Durante um dia, mais de 40 pessoas de várias instituições de ensino superior (IES) portuguesas discutiram o tema da avaliação institucional, atendendo à recente publicação de resultados, por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Falou-se na importância de utilizar os resultados deste processo de avaliação, obrigatório para todas as IES, com vista à melhoria do seu desempenho. Discutiu-se ainda a importância de melhorar os sistemas de gestão da qualidade das IES, criando mais espaço para a meta-avaliação e meta-reflexão.

De acordo com a Chefe da Divisão de Promoção da Qualidade da UC, Sílvia Santos, "estas reuniões de trabalho, como a que aconteceu na UC, são extremamente importantes para os gabinetes de qualidade das instituições de ensino superior. Não só permitem a partilha de boas práticas, como também a discussão de possíveis soluções para desafios comuns". A responsável destacou ainda o facto desta ter sido a única reunião presencial do GT3, no presente ano, o que reforça a importância "deste momento de partilha e networking".

A CS11 foi criada em 1996, no âmbito do Sistema Português da Qualidade, integrando na sua composição representantes de organismos públicos e privados e outros especialistas interessados em promover e melhorar a qualidade na educação e formação, em Portugal. Atualmente, a CS11 está organizada em três grupos de trabalho, um deles dedicado às instituições de ensino superior – o GT3.

Partilhe