UC volta a juntar-se ao SDG Flag Day em compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
A UC associou-se ao SDG Flag Day pelo segundo ano consecutivo e reforça, assim, o seu firme compromisso para com os ODS da Agenda 2030 num movimento global por um mundo melhor.
Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Coimbra (UC) associou-se ao SDG Flag Day, respondendo ao desafio proposto pela UN Global Compact e celebrando nove anos desde que o mundo abraçou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em conjunto com milhares de empresas, ONG, organizações educativas e instituições governamentais de todo o mundo.
Nesta edição, a bandeira foi erguida em vários dias e momentos diferentes, tendo começado no evento "Universo UC: Mostra de serviços, projetos e iniciativas, na Semana de Acolhimento e Integração", acompanhando as iniciativas de mobilização para hábitos individuais mais sustentáveis e em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas levadas a cabo na banca do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável (GDS.UC). Embora com foco nos/as novos/as estudantes, a iniciativa desafiou toda a comunidade académica a estabelecer um compromisso público para com um dos ODS a desenvolver no quotidiano.
A bandeira está a ser também exposta durante os painéis integrados nos Dias da Sustentabilidade na UC, nos dias 24, 25 e 26 de setembro. Estes painéis, abertos e gratuitos, tanto para a comunidade académica, como para o público em geral visam a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais que contribuem para a adoção de práticas mais responsáveis e sustentáveis. Desta forma o GDS.UC quer levar a bandeira aos três Polos da Universidade de Coimbra.
A campanha SDG Flag Day teve início nos Países Baixos, em 2020, e reúne, atualmente, centenas de empresas, departamentos governamentais, organizações da sociedade civil e escolas, que todos os anos erguem a bandeira para mostrar que fazem parte deste movimento global por um mundo melhor. Em 2023 a iniciativa envolveu mais de 1500 entidades.
Ao hastear a bandeira dos ODS, as organizações reforçam o seu firme compromisso para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e as ações que já estão a tomar para ajudar a resolver os principais desafios globais, nos quais se incluem o combate às alterações climáticas, à pobreza e à fome, bem como a promoção do trabalho digno, da inovação e de infraestruturas sustentáveis.
Mais informações em https://globalcompact.pt/index.php/pt/noticias/369-junte-se-ao-sdg-flag-day