Universidade de Coimbra apresenta o Centro de Inovação Pedagógica INOV3P

O INOV3P tem como objetivo promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas como as ciências sociais, humanidades e artes.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
16 outubro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

Incentivar uma mudança pedagógica no ensino superior português, especialmente nas áreas não tecnológicas, como ciências sociais, humanidades e artes é o mote do Centro de Inovação Pedagógica (CEIP) - INOV3P que foi apresentado publicamente a 15 de outubro na Universidade de Coimbra (UC).

O INOV3P, que tem a UC como entidade promotora, é o resultado de um consórcio que une várias instituições de ensino superior de Portugal: a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, os Institutos Politécnicos de Viseu, Guarda, Tomar, Santarém, Castelo Branco e Coimbra, Universidade Aberta, o Instituto Universitário Militar e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Este consórcio representa mais de 80 mil estudantes e 5 mil docentes, e tem um financiamento total de cerca de 3 millhões de euros, destinado a implementar práticas pedagógicas inovadoras e digitais. "Em trabalho colaborativo, conseguimos desenvolver metodologias e boas práticas de inovação pedagógica que permitam capacitar e encarar o futuro na área do ensino superior com mais ferramentas", revela o Reitor da UC, Amílcar Falcão. "O mundo mudou, os estudantes mudaram e as dinâmicas mudaram. Nós temos de estar preparados para isso. Estamos a fazê-lo de uma forma colaborativa com outras instituições", acrescenta.

"É um objetivo absolutamente crucial para o ensino superior em Portugal", sublinha a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade da UC, Cristina Albuquerque, durante a apresentação do projeto. A responsável destaca ainda a multidimensionalidade do consórcio que "ajuda a compreender de que modo é que podemos, em todo este contexto, nos posicionarmos e influenciar o modo como as instituições de ensino superior pensam a inovação pedagógica e se posicionam, face a ela, em termos de influência da política pública".

O CEIP - INOV3P, como o próprio nome diz, estrutura-se em três núcleos principais: a sistematização de práticas pedagógicas inovadoras, a capacitação de docentes e a valorização do contributo dos professores na inovação pedagógica. Um dos pilares é a implementação do Laboratório de Inovação Pedagógica (LIP), que integra parceiros internacionais e representantes de escolas secundárias inovadoras, com o intuito de produzir referenciais de boas práticas e contribuir para a política pública de educação superior.

Está também incluida a criação de um repositório de boas práticas, uma publicação digital anual dedicada à inovação pedagógica e a produção de podcasts temáticos. Além disso, o projeto prevê a criação de uma videoteca pedagógica e uma plataforma de ferramentas colaborativas para facilitar a integração de práticas inovadoras nas IES.

Com a criação dos Centros de Inovação Pedagógicos, o ensino superior português dá um passo importante para a modernização e inovação, colocando as práticas pedagógicas no centro da experiência educativa, com vista a preparar os estudantes para um futuro cada vez mais dinâmico.