Universidade de Coimbra e Unidade Local de Saúde de Coimbra celebram parceria

O acordo visa o financiamento de projetos de inovação e a promoção de estágios e de trabalhos de investigação aplicada entre as duas entidades.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
18 setembro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A parceria é um “passo significativo naquilo que é uma ainda maior aproximação” entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Unidade de Saúde Local (ULS) de Coimbra. A Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes, abriu a cerimónia para apresentar os principais objetivos do acordo. “Pretendemos dar mais destaque a outras áreas” para além das ciências da saúde, como é o caso da “bioengenharia, ciência de dados, engenharia e gestão industrial, robótica, mas também das ciências sociais, gestão, economia”, entre outras.

Para fortalecer as referidas áreas o protocolo prevê, através do programa UC Factory Academy, “promover a relação do tecido empresarial junto da UC” com estágios e trabalhos de investigação realizados em parceria com a ULS de Coimbra, explica Gabriela Fernandes. Está também prevista a criação de um prémio anual de inovação, em que a ULS “irá apoiar financeiramente três projetos” nas áreas estratégicas já enunciadas.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, aplaude o “carácter multidisciplinar” deste protocolo. “Temos de ter a capacidade de passar apenas da componente clínica para componentes não clínicas”, que hoje em dia são “importantes na logística, na análise da informação e no desenvolvimento de dispositivos médicos”. O protocolo permite ter “investigação da Universidade de Coimbra, a ser feita em cooperação com a ULS de Coimbra, que vai contribuir para melhorar e potenciar a atividade clínica”, acrescenta Amílcar Falcão. Para o Reitor da UC, esta é uma parceria “que tem condições para ser mais aprofundada”, conclui.

Para o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, este protocolo “é a materialização de uma visão conjunta, assente na convicção de que a inovação, a ciência e a tecnologia podem e devem estar ao serviço da saúde e do bem-estar das pessoas.” Entre a UC e a ULS de Coimbra existe uma relação “histórica e profundamente simbiótica”. Alexandre Lourenço acredita que é com parceiros como a Universidade de Coimbra que a ULS consegue “ultrapassar muitos dos desafios” que enfrenta.