Universidade de Coimbra vai organizar em 2025 o 9.º Fórum da Aliança EC2U, dedicado à sustentabilidade
Depois de Linz, na Áustria, a comunidade EC2U – estudantes, docentes, investigadores, pessoal técnico e parceiros associados – volta a reunir em 2025 e, pela primeira vez, na Universidade de Coimbra.
Depois de uma semana de atividades na Áustria, mais concretamente na Universidade Johannes Kepler de Linz, que organizou a 8.ª edição do Fórum da EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, as oito universidades começam a preparar-se para o próximo encontro anual.
O 9.º Fórum EC2U vai ser organizado pela Universidade de Coimbra (UC), em maio 2025, foi hoje anunciado no encerramento da edição de 2024 deste encontro anual, com uma mensagem de boas-vindas do Reitor da UC, Amílcar Falcão. A temática central do próximo fórum vai ser a sustentabilidade, com foco particular na ação climática e nas cidades e comunidades sustentáveis.
A edição de 2024 do Fórum EC2U decorreu entre 21 e 24 de outubro, com foco no tema “Construir uma sociedade mais pacífica”. A comunidade EC2U faz um balanço muito positivo deste encontro, que serviu para fortalecer as relações entre todas as instituições que integram esta aliança universitária europeia, para fazer o balanço do primeiro ano da fase de consolidação e para pensar no futuro conjunto, nomeadamente nas atividades a desenvolver no próximo ano, com a decisão de integração de novos parceiros, em busca de um ensino superior mais forte e justo à escala europeia.
Marcaram presença mais de 300 participantes, oriundos das oito instituições de ensino superior europeias que integram atualmente a EC2U – a Universidade de Coimbra, a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália), a Universidade de Turku (Finlândia) e a Universidade Johannes Kepler de Linz – e dos vários parceiros estratégicos, como associações de estudantes e municípios.
Após uma bem-sucedida fase piloto, a EC2U atravessa atualmente a fase de consolidação deste campus universitário à escala europeia, depois de ter conquistado 14,4 milhões de euros no âmbito da candidatura apresentada à iniciativa Universidades Europeias 2023, promovida pela Comissão Europeia. Além das oito universidades que atualmente integram a EC2U, a aliança tem também como parceira associada, desde 2022, a Universidade de Lviv (Ucrânia). No próximo ano, vai entrar um novo parceiro a bordo: a Universidade de Umea (Suécia).
Em representação da Universidade de Coimbra estiveram presentes 34 participantes, entre estudantes e pessoal docente, investigador e técnico, que representaram a UC nos diversos grupos de trabalho da aliança, numa comitiva encabeçada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva. Estiveram também presentes alguns dos parceiros associados da UC na aliança: a Câmara Municipal de Coimbra, através da representante para a EC2U, Joana Loureiro; o Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel; e o Presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Pedro Almeida.
Ao longo de quatro dias, foram inúmeras as atividades realizadas: mesas-redondas para apresentação de resultados, reuniões dos vários órgãos e de todos os grupos de trabalho da aliança, reuniões sectoriais de todas as tipologias de parceiros associados (municípios, hospitais, associações de estudantes ou entidades de empreendedorismo e de transferência de conhecimento) e ainda atividades desportivas e culturais.
Os estudantes da comunidade EC2U – atualmente, são mais de 200 mil – têm desempenhado um papel fundamental na construção da aliança, partilhando com regularidade as suas preocupações e recomendações relativamente ao ensino superior na Europa. Os Fóruns EC2U são um importante ponto de encontro para que possam partilhar as suas visões, através da organização de um painel chamado Voice of Students, durante o qual estudantes das oito universidades discutiram vários assuntos relacionados com o ensino superior e com os desafios que enfrentamos atualmente como sociedade, este ano em articulação com o tema “Construir uma sociedade mais pacífica” e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
O 8.º Fórum foi também o momento para eleger o novo coordenador do Conselho de Estudantes – órgão criado pela EC2U para promover a participação ativa e o envolvimento dos estudantes na tomada de decisão –, tendo sido eleita a estudante da Universidade de Coimbra, Heloise Zilotti, atual representante dos estudantes da UC na EC2U, após o final de mandato do estudante Daniel Aragão.
Foram também anunciados os estudantes das oito universidades parceiras que vão ser os Embaixadores da EC2U. Foram apresentadas 160 candidaturas, tendo sido escolhidos 16 representantes (dois por cada universidade). Os estudantes Henrique Camões e João Roberto foram escolhidos e vão representar a UC no Programa de Embaixadores EC2U ao longo do próximo ano.
Vídeo de Apresentação do 9.º Fórum EC2U, que vai decorrer em 2025 na Universidade de Coimbra
Mais informações sobre a EC2U e todas as suas atividades estão disponíveis aqui.