Universidade de Coimbra lança unidades curriculares para 1.º e 2.º ciclos de Empreendedorismo transversais a todos os cursos das oito faculdades
As novas unidades curriculares vão estar disponíveis já no próximo ano letivo (2024/2025), no ato de inscrição, via Inforestudante.
A Universidade de Coimbra (UC) dá um passo significativo na inovação do seu currículo ao anunciar a criação de duas novas unidades curriculares de Empreendedorismo, que estarão disponíveis para todos os cursos de 1.º e 2.º ciclos das oito faculdades.
Esta iniciativa da Reitoria visa integrar o empreendedorismo e a inovação no percurso académico de todas/os as/os estudantes, colmatando a falta de uma oferta transversal e multidisciplinar, e promovendo uma formação mais completa e alinhada com as exigências do mercado de trabalho e da sociedade.
As novas unidades curriculares – "Empreendedorismo: desenvolver ideias de negócio inovadoras", para as/os alunas/os do 1.º ciclo, e "Empreendedorismo: transformar ideias em negócios", para estudantes do 2.º ciclo – serão oferecidas num formato B-Learning. O modelo combina aulas presenciais, com uma componente online assíncrona, proporcionando um acesso flexível ao ambiente digital de aprendizagem, onde as/os estudantes se apropriam dos conteúdos teóricos e realizam atividades.
O lançamento acontece já no próximo ano letivo (2024/2025), numa versão piloto, permitindo que todas/os as/os estudantes dos 1.º e 2.º ciclos se inscrevam. Trata-se de uma oportunidade para as/os estudantes da UC que desejem aprofundar competências em empreendedorismo e inovação, áreas fundamentais no contexto atual. Com esta medida, a Universidade de Coimbra reforça o seu compromisso em proporcionar uma formação abrangente e adaptada às exigências do mercado e da sociedade, promovendo uma cultura empreendedora em toda a comunidade académica.
Podem ser frequentadas em regime de formação adicional, isoladas ou lista aberta se o plano de estudos o permitir. As unidades curriculares estarão disponíveis no ato de inscrição, via Inforestudante, no ano letivo 2024/2025. Estudantes que pretendam realizar formação adicional ou inscrever-se em unidades curriculares de lista aberta, se o plano de estudos o permitir, podem fazê-lo sem custos adicionais associados.
As unidades curriculares foram desenhadas por uma equipa alargada de docentes da UC, com base no curso online “Enterpreneurship: Tuning ideias into Business”, desenvolvido, no âmbito do projeto europeu HIVE, sob a coordenação da UC, em parceria com nove universidades europeias. O curso visa capacitar para o empreendedorismo não apenas estudantes, mas também docentes e pessoal técnico. Cerca de 2 200 participantes das dez universidades parceiras estiveram envolvidas/os nas várias edições do curso, realizadas entre outubro de 2023 e junho de 2024. Foram 1 064 as/os participantes que concluíram o curso com sucesso.
Com estas unidades curriculares, as/os estudantes da UC, independentemente do seu curso, têm a possibilidade de explorar e aprofundar os seus conhecimentos em empreendedorismo e inovação. "Queremos que os alunos de áreas que ainda não incluem estes temas nos seus planos curriculares possam agora explorar e aprender como criar negócios inovadores. Para os cursos que já incluem estas temáticas, oferecemos uma oportunidade de aprofundar conhecimentos numa abordagem prática, em equipas multidisciplinares (alunos de diferentes áreas científicas). O nosso objetivo é apresentar aos alunos a possibilidade de empreenderem como carreira alternativa ou aplicarem esses conhecimentos no contexto empresarial, destacando a importância da inovação e do (intra)empreendedorismo", explica o Reitor da UC, Amílcar Falcão.
Mais informações sobre estas unidades curriculares podem ser consultadas nos slides disponibilizados abaixo, da Masterclass sobre Empreendedorismo, que teve lugar no dia 2 de setembro, uma sessão realizada por 2 dos docentes destas novas unidades curriculares para a apresentação dos conteúdos programáticos e esclarecimento de dúvidas.